Debutante – Aniversário de 15 Anos


 

A comemoração de 15 anos de idade é um marco na vida da adolescente. Tradicionalmente comemora-se o début, palavra que vem do francês, que significa iniciante ou estreante. A essa comemoração damos o nome de ‘baile de debutante’.

O famoso baile de debutantes é um rito de passagem, realizado quando as jovens completam quinze anos. Esse baile surgiu nos reinos europeus, onde as famílias nobres realizavam grandes bailes para mostrar à sociedade que a filha estava se tornando mulher, quando se iniciava uma nova fase na sua vida.
 
 

A partir do seu début, a jovem moça passava a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. Normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai. Tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

No Brasil, o baile de debutante se tornou bastante popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram realizavam as festas em conjunto nos clubes, onde várias meninas eram apresentadas à sociedade. Na década de 80, no lugar da festa as meninas passaram a preferir presentes ou viagens.

Nos anos 90, a comemoração voltou e reavivou tradições como a troca do vestido e velas. Atualmente, nos bailes tradicionais, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que significa que a moça já está pronta para dar seus próprios passos. E ainda, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o inicio de uma nova etapa.

Muitas meninas sonham em fazer o baile de debutantes com todo o ritual apresentado, mas você pode realizar sua festa do jeito que você bem entender.

Segundo Gloria Kalil, hoje em dia os bailes de debutantes não representam mais aquele ritual de apresentar a menina à sociedade, até porque nesta idade, elas já tem uma vida social, saem a noite, namoram, tomam decisões importantes, fazem suas próprias escolhas.

Se você tem o sonho de fazer um baile com todos os rituais presentes, faça, realize. Mas se você prefere uma comemoração mais moderna, não se prenda e nem se sinta obrigada a fazer porque a tradição manda. Construa sua festa do jeito que você quiser, mas que combine com sua personalidade.

E se você não faz questão de festa, peça uma viagem, tem lugares incríveis para conhecer. Ou ainda peça um super presente.

Se sua decisão é organizar uma festa, aí vão algumas dicas.

Antes de começar três dicas importantes:

1. Ao iniciar a pesquisa de preços, procure visitar pessoalmente cada um dos fornecedores que selecionar. Essa visita proporciona muitos detalhes importantes que você precisa saber sobre a empresa. Você irá conhecer o profissional pessoalmente, a estrutura da empresa, o portfólio de eventos já realizados, a qualidade do atendimento, e ainda poderá sanar todas as dúvidas que possuir;

2. Solicite sempre algumas referências. É mais uma garantia de que a empresa lhe prestará um serviço de excelência e qualidade;

3. Depois que tudo estiver contratado, marque um encontro com os fornecedores de decoração, buffet, DJ/banda, iluminação e cerimonial no local onde será realizada a festa. É importantíssimo, pois nesse momento definem-se todos os detalhes finais desses itens.

 
 

A preparação da festa

  Os Convidados

A primeira coisa que deve ser feita é a definição do número de convidados. É com essa informação que você vai contratar todos os serviços para a sua festa.

Quando definir quantos convidados tem, sempre acrescente dez a mais, para garantir que não faltará espaço, comida, bebida, doces, lembrancinha… Sempre pode aparecer um alguém para convidar na última hora.

 
 

O tema da festa


A festa tradicional é linda, elegante e divertida. Mas atualmente a maioria das debutantes prefere fazer uma festa temática.

Se for optar por um tema, escolha algo ao seu estilo, para a festa ficar a sua cara e não algo que não tem nada a ver com sua personalidade. Seja criativa. Tem uma infinidade de temas para escolher: rock, baile de máscaras, festa à fantasia, anos 60, tropical, balada, cores, amizade. É esse tema que vai estar no seu convite, na decoração, nas lembrancinhas…
 
 
 
 

O local da festa

Com a definição do número de convidados e o tema escolhido, você deve decidir o local onde fará a festa.

Escolha o local considerando o número de convidados e as atividades/atrações que terão na festa. Você não pode correr o risco de o lugar ficar muito lotado ou muito vazio. Fique muito atento a disposição das mesas, da pista de dança, do local para o buffet e para a mesa de doces, e outros detalhes que você possa ter em seu evento.

Entre mesas, o espaço ideal entre as cadeiras de uma e outra mesa, é aquele pelo qual uma pessoa possa caminhar tranquilamente.

O mais importante é que o espaço seja confortável e aconchegante para os convidados, e eficiente para a equipe de trabalho.
 

  A decoração

Veja a decoração logo após a definição do local para garantir a contratação de uma boa empresa e um bom profissional.


Se você optar por uma festa temática, a decoração da sua festa deve ser de acordo com o tema escolhido.

Fique atento a alguns detalhes importantes:

  • pesquise muito bem as empresas que oferecem serviços de decoração. Conheça o portfólio, busque indicações e peça referência sempre;
  • considere as sugestões dos profissionais que você contatar;
  • pesquise em revistas especializadas e sites, há várias ideias nesses meios de comunicação que te ajudarão a escolher a decoração para esse grande momento de sua vida.
  •  
     
     
    Procure montar áreas de descanso, com pufes, sofás e almofadas. Criar um espaço para a galera descansar e bater papo.

    Outra ideia é colocar fotografias impressas em banners em locais como o hall de entrada, no salão ou próximo a pista de dança. Sugerimos a impressão de fotos menores, para colocar em porta retratos e espalhar pelo local. Fica lindo como objetos de decoração.

    Se você não dispõe de muitos recursos financeiros, use sua imaginação e criatividade. Pesquise ideias na internet, peça sugestões para as amigas, crie sua própria decoração e mãos a obra. Tem muitas formas de fazer decoração, você pode usar tecidos, balões, fitas, bolas, e muitos outros materiais.

     
     

    Som e iluminação

    DJ ou banda? DJ com certeza. O DJ toca todos os estilos, toca o que você escolher, tem um custo mais baixo e ainda possui toda a estrutura para montar uma super pista de dança. São diversas opções: estrutura box truss, laser show, pistas de vidro ou de led. Procure contratar um ótimo DJ, pois uma pista de dança animada vai fazer sua festa bombar.

    Outro item importante é a iluminação, que inclusive vai fazer parte da decoração. A iluminação cênica é um detalhe que faz uma diferença enorme no ambiente, pois enriquece e valoriza o espetáculo da festa. Com um ambiente iluminado de forma diferente, seus convidados não esquecerão sua festa.
    Hoje existe muita tecnologia em iluminação, luzes decorativas para ornamentação do ambiente, projeções e efeitos especiais para eventos.


     
    Há empresas excelentes que fornecem esses serviços. Pesquise e conheça todas essas tecnologias. Não tenha dúvida que um evento bem iluminado e com uma pista de dança bem estruturada sua festa será inesquecível.

    Há empresas que oferecem somente os serviços de iluminação, mas vários DJs ofertam os serviços de som e iluminação.
    E esse é outro item que não pode esperar, há muitos profissionais, mas os melhores tem as agendas super disputadas.

     
     

      Menu e Bebidas

    Antes de iniciar a pesquisa de Buffet, bebida e doces, você já dever ter determinado o número de convidados, quantidade de adultos e crianças e o local. Assim o atendimento será mais eficiente e mais detalhado. Não se esqueça de incluir na quantidade a equipe que estará trabalhando em seu evento.

    Muitas debutantes preferem oferecer coquetel no lugar do jantar. Decida e comece a fazer os orçamentos.
    Para escolher o cardápio de sua festa, pense nas coisas que você gosta de comer com seus amigos. Escolha coisas que irão agradar você e seus convidados.
    Existem várias opções de buffets, chefs e uma gastronomia de dar água na boca. E você pode optar entre oferecer um jantar ou um coquetel. Mas, seja qual for sua escolha solicite uma degustação, dessa forma não tem como errar na escolha do fornecedor. Esse é mais um item importante, um jantar saboroso tornará sua festa melhor ainda.

    Esse é outro item que deve ser resolvido com antecedência. E, embora existam muitos fornecedores nesta área, sua escolha deve ser criteriosa, pois o jantar/coquetel é um dos detalhes que os convidados mais apreciam.


     
    E as bebidas. Bem, em festa de debutantes, a maioria dos convidados é adolescente, então tenha cautela na escolha da bebida.

    Sua festa vai ficar mais linda e saborosa se você servir bebidas coloridas, bonitas e criativas. Uma boa opção para deixar sua festa ainda melhor, é o serviço de bar. Há empresas que montam bares, onde deliciosos drinques são preparados por barmans. Seus convidados poderão escolher a bebida ou drinque que preferir.

     
     
    Esses bares oferecem bebidas com e sem álcool, um detalhe importantíssimo para sua festa, pois além de a maioria de seus convidados ser adolescente, sempre tem alguém que não consomem bebidas alcoólicas. Além disso, fica a dica, sempre se lembre dos convidados que não ingerem bebidas alcoólicas.

    Como regra geral, as bebidas variam conforme o estilo de festa que você escolheu, a idade dos convidados, estação do ano a ser realizada e o que você vai servir para comer. Descubra com o buffet que fará seu jantar ou coquetel quais tipos de bebidas são adequadas ao seu evento.


     
    Mas se você não dispõe de muitos recursos e sua festa é mais básica, o que não pode faltar em sua festa: refrigerantes (comum e diet), água mineral e cerveja. Sugerimos a inclusão de suco ou mate, sempre tem um convidado que não bebe refrigerante ou cerveja.

    Servir bebida enquanto os convidados chegam a sua festa é uma ótima opção, é uma excelente forma de recepcioná-los. Neste momento você pode servir uísque, espumante, champanhe, para os adultos. Os mais jovens e adolescentes devem ser servidos com refrigerantes, sucos ou outras bebidas sem álcool.

     
     

    Para não correr o risco de faltar bebida, calcule a quantidade corretamente. Geralmente os buffets orientam sobre a quantidade, mas se é você não contratou um Buffet, segue algumas dicas:

    * preveja o tempo de duração da festa. Em festas animadas, que duram mais de cinco horas, as pessoas comem e bebem muito mais;
    * calcule a quantidade de jovens, homens, mulheres e crianças, e também a característica de seus convidados. Geralmente os jovens bebem mais do que as pessoas mais velhas e os homens bebem mais do que as mulheres. E as crianças consomem mais refrigerantes;
    * observe a estação do ano. No verão, bebidas como refrigerante, água e cerveja são consumidas em maior quantidade. No inverno, o vinho é mais consumido.

     
     

       Doces e Bolo

    Resolvida as questões do menu e das bebidas, pense em uma linda e gostosa mesa de doces. O ideal é que a mesa de doces seja montada próxima à pista, em um lounge. A ideia é oferecer conforto aos convidados, eles podem se servir e beliscar à vontade sem ter que parar de dançar.

    O que colocar na mesa? Bem, use sua criatividade, o mercado oferece diversas empresas e doceiras que fazem delícias.
    E para quem não tem disponibilidade financeira para contratar alguém para fazer os doces, monte uma mesa com doces comuns, bombons, chocolatinhos, jujubas, pirulitos, minicupcakes, doces tradicionais…

     

    Se sua festa acontecer no verão, uma ótima opção é oferecer gelinhos, picolés e sorvetes. Você pode distribuí-los através dos garçons ou alugar um carrinho para ficar do lado da pista a noite toda, e cada convidado se serve. Para servir o sorvete de massa você deve montar um balcão com três ou quatro sabores e alguns complementos fofos, como confeitos e chocolate granulado. Ficará delicioso!!!

    E além dos doces, não se esqueça do bolo. Esse deve ser deslumbrante. Escolha muito bem o bolo para que na hora de cantar os parabéns as fotos fiquem lindas e para que os convidados apreciem a beleza, a criatividade e sabor do bolo.

     
     

    Fotografia e Filmagens

    Imagens em fotografias são eternas e transmitem a emoção do momento, além de ser a lembrança concreta que você tem desse dia especial.

    As fotos e a filmagem eternizam esse momento que é especialíssimo na sua vida. Por isso dê muita atenção a esse item. Ao fazer o orçamento, visite o profissional, peça para ver o portfólio. Repare nos detalhes das imagens, beleza, enquadramento, nitidez, criatividade, e principalmente se as imagens captaram as emoções do momento.

    Se você contratar uma empresa, solicite uma conversa diretamente com o profissional. O contato e a troca de ideias com o fotógrafo que irá fazer suas fotos é realmente importante.

    A escolha de um do profissional que vai fazer esses serviços no dia de seu casamento deve ser criteriosa.

    Ao fazer os orçamentos, peça para ver o portfólio do profissional e solicite referências.

     
     

           Convite

    Depois de quase tudo definido e contratado, é o momento de elaborar o convite. Este deve ter a cara da festa. Se a festa for informal, o convite também será. Já se você optou por uma festa mais formal, requintada, isso deve ficar claro em seu convite.

    Contrate um bom profissional para fazer o seu convite, há muitas sugestões super criativas e para todos os gostos.
    Mas se você não dispõe de recursos financeiros, você mesmo pode montar seu convite, mas preste atenção em alguns detalhes, como o tipo do papel e a impressão, é realmente importante.

    Não se esqueça de solicitar a confir
    mação da presença através de um telefone ou e-mail.
    E quem convida? Bem, você pode convidar ou você e seus pais. Alguns exemplos:

    ‘Pedro e Eleonora convidam para a festa de 15 anos de sua filha Rafaela’
    ‘Rafaela convida para sua festa de 15 anos’
    ‘Convidamos você e família para comemorar conosco o aniversário de Rafaela’

    A entrega dos convites pode ser entregue conforme a vontade de cada um, mas o ideal é que sejam entregues pelo menos com 45 dias de antecedência para convidados da mesma cidade e 60 dias para convidados de outras cidades, para programar a viagem e outros detalhes.

    É interessante ligar 2 dias antes do evento, confirmando a presença, pois mesmo solicitando a confirmação no convite, a maioria das pessoas não liga para confirmar ou então se desculpar por não poder comparecer.

    A confirmação da presença pode ser solicitada de várias formas, aqui alguns exemplos:

    * Favor confirmar presença até (4 dias antes da festa) pelos telefones 3222-XXXX ou 3222-XXXX
    * Sua presença já está confirmada, caso não possa comparecer nos avise pelo telefone 3268-3772
    * Você não pode faltar, mas caso não possa comparecer nos avise pelo telefone 3222-XXXX
    * Favor confirmar presença pelo telefone (XX) 3222-XXXX ou e-mail [email protected]
     
     

                Traje

    A debutante é a estrela da festa, então seu vestido deve ser adequado para a situação. Como a festa normalmente acontece à noite, pode-se abusar de brilhos e de cores. Escolha um vestido do seu gosto, respeitando o seu estilo e suas características físicas. Formalmente é ideal trajar um vestido longo, tanto da aniversariante, como das damas que dançarão a valsa.

    Se você optar pela festa tradicional, não esqueça que há uma troca de vestido. Neste caso, o traje apropriado para entrada é aquele estilo princesa. Depois, o traje é de gala.

     
     

    Lembrancinha de festa

    Não sofra pensando em que escolher para dar de lembrancinha da sua festa. O mercado possui diversas empresas que oferecem muitas opções. Não invista em algo que os convidados certamente deixarão de lado. Escolha algo útil (canecas, bloquinhos de anotações, cd com as músicas da festa, chinelo) ou comestível (chocolate, mini bolo, alfajor).

    E Se você tem pouco recurso, esqueça as lembrancinhas e invista em outro item da festa.
     
     

         Cerimonial

    Se você preferiu organizar sua festa sem a contratação de uma empresa de Cerimonial, contrate um para organizar, orientar e coordenar a cerimônia. Esses profissionais cuidam de todos os detalhes e qualquer imprevisto que possa ocorrer eles resolvem.

    A festa de debutantes segue todo um ritual de entradas, homenagens, apresentações, e outros detalhes.

    Algumas empresas/profissionais prestam serviços somente no dia da festa, então não corra o risco de ter uma festa desorganizada e cheia de imprevistos. Vale a pena gastar um pouquinho mais e curtir a festa muito mais a vontade.

    Mas, mesmo que seja uma festa sem muitos rituais, você pode trocar de vestido também.

    A cerimônia

    O cerimonial de uma festa de debutantes deve ser organizado e conduzido de forma que tudo flua com harmonia e deve ser conduzido de preferência por um Cerimonialista.

    Se você escolheu fazer um baile tradicional, basicamente a cerimônia tem as seguintes etapas:

    * recepção aos convidados: enquanto os convidados chegam, são conduzidos até as mesas, onde aguardarão o início oficial da cerimônia;
    * desenvolvimento: abertura feita pelo cerimonialista; entrada dos familiares; entrada dos príncipes de honra (se tiver); entrada de damos de honra;
    * entrada da debutante, que é recebida pelos pais, somente pelo pai ou pelo príncipe, se tiver; troca do sapato, feita pelo pai; troca do vestido;
    * história da vida da debutante apresentada no telão; valsas: 1ª com o pai, 2ª com avô, padrinho, irmão ou tio, 3ª com o príncipe, parente ou amigo;
    * parabéns, com o corte do bolo e o brinde; homenagens com entrega de flores; fotos;
    * Jantar;
    * E por fim o Baile.

    Os Kits da festa

            Kit Festa

    Distribua alguns acessórios para a hora do baile, após a abertura da pista de dança. A festa vai ficar mais divertida com certeza. São várias opções: chapéus e óculos coloridos, pulseirinhas brilhantes, tiaras, gravatinhas, perucas, colares havaianos, entre outros.

     
     

    Kit de emergência e kit de primeiros socorros

    O Kit de emergência é uma caixa contendo itens para socorrer os convidados durante a festa.

    Estes itens salvam algumas situações imprevistas. Eles devem ser colocados em uma caixa nos toaletes, e demonstram o carinho e o cuidado que os noivos tem com seus convidados.

    Há diversos sites e empresas que vendem o kit pronto, pesquise. Mas, se você preferir, monte o seu.

    O kit de primeiros socorros, com remédios, deve ficar com a equipe do cerimonial, ou com algum familiar. Você pode deixar um aviso discreto sobre esses medicamentos no kit do banheiro.

    Algumas sugestões do que colocar nas caixas. Mas selecione o que você considerar necessário.

    Para o taolete feminino:

    Spray de cabelo
    Pente;
    Grampo para cabelo;
    Esmalte incolor;
    Lixa de unha;
    Lenço de papel;
    Cotonete;
    Band-aid;
    Absorvente/protetor diário;
    Kit costura (linha, agulha e alfinetes)
    Fio dental
    Sabonete líquido;
    Álcool em gel;
    Repelente (quando a festa é ao ar livre)
    Balinhas ou chicletes;

    Para o taolete masculino:

    Spray de cabelo;
    Pente;
    Lenço de papel;
    Fio dental;
    Band-aid;
    Sabonete líquido;
    Álcool em gel;
    Repelente (quando a festa é ao ar livre)
    Balinhas ou chicletes

    Kit primeiros socorros:

    Água oxigenada;
    Merthiolat;
    Gase;
    Esparadrapo;
    Remédios para enjôo e cólica;
    Engov;
    Neosaldina (dor de cabeça);
    Antiácido (azia e mal-estar);
    Anador (dor no corpo e febre);
    Sal de frutas (digestão).

     
     
     

    Você também poderá gostar

    Aniversário Corporativo

    Aniversário Corporativo

    Aniversários em Geral

    Aniversários em Geral

    Aniversário infantil

    Aniversário infantil